Evite fraude nos boletos

Evite fraude nos boletos

Para evitar prejuízos aos nossos clientes, alertamos para conferirem os dados dos boletos recebidos. Confira as orientações abaixo:

Pagamento pelo home banking

Caso efetue seu pagamento pelo home banking, na tela de confirmação de dados, antes de confirmar a transição, observe os campos beneficiário do boleto e pagador. 

No campo beneficiário deve contar o nome da imobiliária ou do condomínio e no campo pagador deve contar o nome do proprietário do imóvel ou do inquilino.

Confirme os dados

Se estiver em uma máquina de banco também atentar aos dados de confirmação. 

Solicite um atendente para auxiliar.

Caso esteja na fila do caixa tradicional do banco ou lotérica, solicite que o atendente observe esses itens. Verifique os três primeiros números na linha digitável do boleto, esses devem ser os mesmos números que identificam o banco ou seja: 001 (banco do Brasil) e 341 (Itaú).

Nome do Banco

Confira o número e o nome do banco. Nossos boletos são emitidos pelo Banco do Brasil e Banco Itaú.

Confirme os dígitos

Confira os últimos dígitos da linha digitável, esses devem ser o mesmo do valor do pagamento, na demonstração abaixo: R$ 480,46 e R$ 547,04.

Em caso de erro nos dados

Em qualquer uma das situações citadas acima, caso tenha realizado a transação sem atentar para os dados de confirmação, verifique os dados do comprovante de pagamento.

Caso não correspondam ao beneficiário e pagador corretos, cancele a transação no home banking ou solicite ao atendente que cancele a transação. A transação sempre pode ser cancelada no mesmo dia, até o horário limite que varia de banco para banco, mas que normalmente vai até as 20 ou 22h.

Compre ou venda o seu imóvel aqui no Banco Imobiliário

A compra e venda de imóveis é um processo impregnado de emoções, que exige do profissional, além do conhecimento técnico sobre a matéria, sensibilidade e empatia. Cada negociação é única, assim como cada uma das pessoas envolvidas.

Trabalhamos com imóveis selecionados, tanto para morar como para trabalhar e o nosso foco é entender exatamente o que você precisa e deseja, para garantir assertividade e segurança em todas as etapas do processo.

Um momento tão especial da sua vida, precisa de um cuidado especial!

CUIDADOS NO PROCESSO DE COMPRA E VENDA

#Conhecimento: a avaliação precisa dos imóveis pressupõe conhecimento do mercado.

#Escuta: profissionais treinados para a escuta atenta, desenvolvem a sensibilidade necessária para conduzir a negociação de forma única e diferenciada.

#Assertividade: a seleção prévia de imóveis, alinhada às expectativas do cliente, garante otimização do tempo.

#Segurança: garantir a segurança no processo para o vendedor e para o comprador é o nosso compromisso. A negociação de sucesso é a que todos ganham.

SERVIÇOS PARA O VENDEDOR

● Avaliação profissional dos imóveis, com comparativos de mercado.

● Anúncios grátis nos principais portais de divulgação de imóveis, anúncios patrocinados( sem custos para o proprietário) nas redes sociais, lives, vídeos, fotos profissionais, divulgação no site.

● Agência de marketing desenvolvendo ações e campanhas para o seu imóvel, monitorando resultados e desenvolvendo novas estratégias, se for necessário.

● Acompanhamento constante, através de feedbacks de visitas.

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

NOVIDADE! SÓ AQUI NO BANCO VOCÊ ENCONTRA O BI PARA SÍNDICOS PROFISSIONAIS

O Banco Imobiliário percebeu que cada vez menos moradores se dispõem a assumir as funções de síndicos dos condomínios, pois além do envolvimento com atividades profissionais, a função exige conhecimentos bem específicos de legislação em diferentes áreas e muitas responsabilidades.

Pensando nisso, criamos um serviço especializado para você, SÍNDICO PROFISSIONAL, que é 100% dedicado à função.

O QUE É ESTE SERVIÇO?

Uma estrutura e um processo especializados no atendimento de Síndicos Profissionais:

Gerente de Contas e Assistente com atendimento somente a Síndicos Profissionais e backoffice desenhado para o atendimento do profissional desta área.

Soluções nas atividades do seu dia a dia:

– Participação em assembleias/reuniões com o conselho do condomínio;

– Acompanhamento de prestadores de serviços in loco;

-Agilidade no atendimento das demandas (notificações, atas, convocações, elaboração de orçamentos, etc.);

– Consultoria jurídica gratuita: análise de contratos, participação em assembleias, cobrança humanizada;

– Atendimento 24h pelo whatsapp;

– Plataforma e aplicativo digital 24h;

– Transparência na gestão financeira, com balancetes auditados;

– Berçário: com transição segura e tranquila;

Ambos são prestadores de serviços ao condomínio e o sucesso de um é o sucesso do outro.

Conheça mais vantagens em ser cliente do BI! #vemproBI

Solicite uma proposta!

Whatsapp: (51) 99424-8118

E-mail: silvana@bancoimobiliario.net

Gestão de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Gestão de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Você já ouviu falar em gestão condominial? Conhece as funções do síndico e as das administradoras? Sabe a importância de cada uma? A gestão de condomínios eficaz engloba várias responsabilidades por parte do gestor. 

Entre elas, a gestão financeira, contábil e administrativa de todos os processos que envolvem o condomínio e os interesses dos condôminos e moradores. Além disso, há muitas regras na regularização da gestão condominial, tornando as funções do síndico e das administradoras ainda mais desafiadoras. 

Neste post, você entenderá o que é a gestão de condomínios, quais os tipos de gestão mais comuns e os fatores que contribuem para uma gestão segura de condomínios. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é a gestão de condomínios?

A gestão condominial se refere ao gerenciamento dos aspectos que envolvem a rotina de ambientes residenciais e corporativos, entre eles as relações entre os gestores e os moradores de condomínios, assim como de conjuntos comerciais. 

Como se trata de uma função bastante complexa, necessita de um planejamento organizado e consistente. Fazem parte das funções da gestão do condomínio:

  • prestar contas;
  • conciliar os conflitos;
  • convocar assembleia;
  • zelar pelas áreas comuns;
  • acompanhar as manutenções periódicas;
  • garantir o cumprimento da convenção coletiva e do regulamento interno;
  • elaborar a folha de pagamento dos funcionários;
  • acompanhar o pagamento dos encargos previdenciários;
  • gerenciar as finanças — que incluem a conta bancária, a gestão das despesas e recebimentos, etc.

Conheça quais são os tipos de gestão de condomínios

Para auxiliar condôminos e gestores na escolha do melhor modelo de administração, listamos os principais tipos de gestão de condomínio. Confira:

Autogestão de condomínio

A autogestão acontece por meio de um síndico morador eleito por condôminos em assembleia ordinária. Nesse modelo, os próprios moradores desenvolvem as tarefas administrativas, sem o auxílio de terceiros.

A responsabilidade legal fica por conta do síndico, que conta com a ajuda de conselheiros, também eleitos em assembleia. Esse tipo de gestão é indicada para condomínios de menor porte, mas também não dispensa a ajuda de um profissional especializado.

Autogestão assistida

Uma alternativa é contar com assistência de uma empresa para fazer a gestão do condomínio. É considerada autogestão assistida quando o síndico morador aciona outros profissionais para dividir as funções, por exemplo, um contador que confira as contas do condomínio.

Gestão com síndico profissional

O condomínio pode contratar com um síndico profissional, especialista nessa função e trabalha para uma empresa terceirizada ou atua como autônomo. Trata-se de uma pessoa experiente nos passos mais importantes para uma boa administração, podendo ser uma grande vantagem para conjuntos residenciais maiores.

Tanto o síndico morador como o síndico profissional precisam contar com um suporte à gestão. Este é o papel das administradoras.

Gestão com administradora

Esse tipo de gestão de condomínio tem como característica a contratação de uma administradora de condomínios, para auxiliar na administração. 

O síndico, como representante dos moradores, é o responsável pelas decisões e conta com a administradora para lhe dar suporte e orientá-lo em questões legais e técnicas.

A administradora pode convocar e realizar assembleias, elaborar a previsão orçamentária, pagar despesas condominiais, controlar a contabilidade, contratar funcionários e cuidar de folhas de pagamento. Sempre com a anuência do síndico.

Os documentos devem estar sempre atualizados, já que podem ser solicitados para conferência em qualquer momento, seja pelo síndico ou conselho fiscal.

É a melhor opção para evitar gargalos e funciona como um braço direito do síndico. Esse tipo de gestão oferece uma gama de serviço que traz mais tranquilidade e segurança para os condôminos e ao síndico.

Conte com uma administradora para a gestão do seu condomínio

A gestão condominial é um serviço complexo e precisa ser assumido com profissionalismo e conduta ética. Por isso, é muito importante confiar no trabalho de empresas com credibilidade para assumir a gestão condominial em diferentes ambientes.  

Nesse sentido, você precisa conhecer o Banco Imobiliário, empresa referência em administração de condomínios. Nossas soluções englobam o melhor atendimento das necessidades do seu condomínio, com profissionais capacitados e as melhores técnicas de gestão. Entre em contato conosco e agende uma conversa.

Locação para negativados

Veja como você pode alugar um imóvel aqui no Banco Imobiliário, mesmo negativado!

Em conversa com o Banco Imobiliário, Caio Belazzi, CEO da Alpop, explica sobre a metodologia da empresa e como é o processo de locação sem a comprovação de renda para quem está negativado.

Algumas vezes acontecem alguns contratempos em nossa vida em que a situação acaba fugindo do nosso controle, e esses problemas quase sempre estão relacionados à vida financeira, e isso pode levar a restrição do seu nome devido aos mais diversos motivos.

A verdade é que, apesar de ter o nome negativado, isso não se torna um empecilho na hora de alugar um imóvel. Aqui no Banco Imobiliário, em parceria com a Alpop, esse processo é possível, entenda como a seguir:

Como a parceria entre o Banco Imobiliário e a Alpop contribui para a locação sem fiador?

A análise de crédito para alugar um imóvel é um procedimento padrão, inclusive no caso de você optar por um contrato de locação pela internet. Esse processo verifica se você tem fôlego financeiro para assumir a dívida locatícia escolhida.

A fintech simplificou o processo de aluguel, dispensando a figura do fiador, e inovou ao considerar a renda familiar no cálculo para aprovar uma operação, quando o mercado olha a renda do indivíduo.

Na Alpop, nós aplicamos ciência de dados, mais especificamente, aprendizagem de máquina para fazer a previsão de risco para um determinado conjunto de inquilinos.

O processo é realizado com o uso de 22 parâmetros coletados a partir do CPF do candidato a inquilino, a Alpop é a gestora do contrato e garante o pagamento dos aluguéis para as imobiliárias quando o inquilino atrasa. A fintech cobra uma taxa de 7% a 12% do valor do aluguel, conforme o nível de risco apresentado.

Existe um valor máximo para conseguir um empréstimo?

A startup não trabalha com seguro nem fiador, e sim, um fundo da própria Alpop garante o pagamento em dia para o proprietário, em caso de atraso.

Atualmente nós trabalhamos com o valor locatício máximo de R$3.000,00, mas em função dos índices de inflação estamos estudando aumentar esse limite. 

Como funciona, na prática, a parceria entre o Banco Imobiliário e a Alpop?

Para que o procedimento de análise de crédito flua com agilidade, segurança e credibilidade, as imobiliárias contratam fornecedores e sistemas específicos para realizarem esse tipo de tarefa. 

Nós temos o Banco Imobiliário como nosso grande parceiro para tornar o mercado imobiliário mais produtivo e inclusivo. A imobiliária fica responsável por fazer negócios e nós ficamos responsáveis pelo risco, pela cobrança e pela judicialização. Além de aumentarmos o topo do funil, nós diminuímos os custos fixos.

A Alpop é uma empresa pró-mercado. Nós acreditamos que a imobiliária tem um papel fundamental, enquanto faz todo o trabalho de atendimento humanizado e mediação de relações. Esse trabalho, nenhuma tecnologia conseguirá substituir. Isso é ainda mais visível em empresas como o Banco Imobiliário, que está sempre atento para oferecer o melhor aos seus clientes. Tudo com agilidade e segurança!  

Conte com o Banco Imobiliário para a locação do seu imóvel!

Nós do Banco Imobiliário somos uma empresa parceira da Alpop, isso significa que os nossos clientes, ao alugar imóveis comerciais ou residenciais, têm a opção de optar pela garantia oferecida pela Alpop.

Sem perder a nossa essência, trabalhamos com todos os recursos de tecnologia, que possibilitam agilidade e comodidade aos nossos clientes. Para que estes recursos sejam efetivos, existem pessoas dando o suporte. Usamos a tecnologia como uma aliada na aproximação com os nossos clientes, considerando a singularidade de cada um deles.

Se você está procurando um imóvel para alugar, entre em contato conosco!

Sobre o entrevistado 

Caio Belazzi é cientista da Computação graduado pela UNESP. Mestre em inteligência artificial pela UNESP. Fundador da Caiena – Tecnologia e Design (empresa de tecnologia há 20 anos no mercado nacional e internacional). Fundador do Caju Capital Social (sociedade de investimentos focada em negócios de impacto social). Fundador do Alpop.

Saiba mais sobre a LGPD

Você sabe o que é a LGPD? Qual sua importância? Abaixo nós preparamos um material para auxiliar no entendimento desta Lei que já está em vigor.

Acesse também nosso Instagram (@bancoimobiliario), pois publicamos uma live sobre o tema, direcionada para condomínios. Assista e deixe seu comentário! 

A Lei 13709/2018, denominada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), trouxe a regulamentação sobre o uso e tratamento de dados pessoais efetuados dentro do território brasileiro. 

É de extrema importância conhecer o tema e sendo uma Lei relativamente nova, surgem dúvidas e questionamentos a todo momento, seja para os Condomínios, para as Administradoras e para empresas de qualquer segmento que tratem dados pessoais.

Por isso, conversamos com o Ducatti, Consultor Empresarial, Bacharel em Ciências da Computação, formado em Gestão Pública e Pós-graduado em Gestão Empresarial, para esclarecer dúvidas pontuais acerca da LGPD.  Continue a leitura:

O que é LGPD?

É a legislação brasileira cujo objetivo é proteger os dados pessoais das Pessoas Naturais.

Todas as empresas devem se adequar à LGPD?

“A LGPD veio para garantir a proteção dos dados pessoais da pessoa natural ou titular de dados, o termo utilizado na Lei.

Sempre que uma pessoa jurídica ou pessoa física, tratar dados pessoais para oferta ou fornecimento de bens, ou serviços, deverá estar em conformidade com a LGPD e esta questão vale tanto para dados físicos quanto digitais.

Estar em conformidade com a Lei é mais importante do que estar adequado, pois o processo de adequação é mais extenso e de revisão contínua, mas a conformidade remete que a empresa já possui todos os elementos da LGPD devidamente implementados”, disse Ducatti.

Como a LGPD se aplica no Condomínio?

Ducatti ressalta que os condomínios tratam inúmeros dados pessoais de condôminos, de visitantes, de funcionários, colaboradores e terceirizadas, portanto, devem estar adequados.

Nome, celular, endereço,  CPF, RG, impressão digital, gravações de áudio e vídeo, cópias dos documentos, informações sobre os veículos são alguns exemplos de dados pessoais coletados nos Condomínios, logo, é fundamental que ele esteja em conformidade com a LGPD.

Quais as responsabilidades do síndico diante das diretrizes da LGPD?

O síndico, como representante legal do condomínio, é o responsável pela implementação e manutenção do programa de privacidade e proteção de dados pessoais, devendo adotar as medidas necessárias para a adequação do condomínio à LGPD. 

O síndico pode contratar uma consultoria especializada, considerado a melhor prática, para lhe auxiliar na revisão dos fluxos de dados pessoais, na imersão dos condôminos à cultura da segurança e privacidade de dados, na indicação de medidas de governança e de tecnologia, para evitar que ocorram incidentes de segurança no tratamento de dados pessoais realizado pelo Condomínio e na garantia de estar em conformidade com a Lei.

As regras da LGPD se aplicam aos prestadores de serviços e fornecedores dos Condomínios? 

Ducatti afirma que sim. A LGPD se aplica a qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, tamanho ou faturamento. Se a empresa realiza tratamento de dados pessoais, estará submetida às regras da LGPD.

Quais as principais ações a serem implementadas para um condomínio se adequar a LGPD?

  • Deverá ser criado um comitê LGPD, composto por condôminos, para fazerem a imersão nas leis, a fim de conhecer e multiplicar a cultura de segurança e privacidade de dados na comunidade condominial;
  • Os condôminos devem ser informados sobre a implantação da LGPD no condomínio, a partir de um item de pauta (sem votação) em Assembleia;
  • Deverão ser mapeados todos os fluxos de dados pessoais dos titulares de dados envolvidos com o condomínio, sejam condôminos, funcionários orgânicos, funcionários terceiros, visitantes, dentre outros;
  • Todos os contratos com terceirizadas devem ser revisados e adequados para estar em conformidade com a LGPD e neste contexto toda empresa que presta serviço para o condomínio, também deverá estar em conformidade com a LGPD, pois a responsabilidade por vazamento de dados é solidária a todos envolvidos no processo;
  • Revisão e adequação de toda infraestrutura lógica e física de tecnologia, PCs, câmeras de vigilância, sistemas de portarias, aplicativos de acesso a dados, dentre outros;
  • Saneamento de processos para eliminação de dados pessoais desnecessários que possam estar sendo coletados no condomínio ou por prestadores deste, sejam físicos ou lógicos.

E as Administradoras de Condomínios, devem se adequar?

Sim, devem se adequar, obrigatoriamente, pois são Operadores diretos dos dados pessoais dos Titulares (condôminos) que o Controlador (Condomínio) lhe autoriza tratar.

Quais são as multas e sanções aplicadas por não estar em conformidade com a Lei?

O artigo 52 da LGPD, traz diversas sanções, mas segue abaixo algumas mais impactantes, caso seja identificado e evidenciado mal uso de dados pessoais:

  • Multa de até 2% do faturamento,  limitada  a  50 milhões de reais por infração;
  • Publicização da infração após devidamente apurada e confirmada a sua ocorrência; 
  • Proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados.

Esse conteúdo e muito mais, você confere na íntegra no Instagram do Banco Imobiliário. Assista o vídeo no Instagram do @bancoimobiliario. 

Para garantir segurança e tranquilidade para você e seu condomínio, o Banco Imobiliário está em conformidade com a LGPD.

Administração de condomínios

Administração de condomínios: 7 dicas para você alcançar a eficiência econômica

Priorizar ações com objetivo de conquistar uma maior economia no condomínio é importante, para garantir que todos os serviços funcionem corretamente e sem afetar as finanças.

Realizar uma boa administração de condomínios exige entendimento de algumas áreas estratégicas e expertise dos gestores de condomínios, nas áreas de contabilidade, administração, atendimento ao cliente, mediação de conflitos, controle operacional, âmbito jurídico, entre outras.

Para isso, o síndico deve se manter atualizado e compreender quais são as melhores alternativas para que o condomínio mantenha um alto padrão de qualidade para os moradores e, ainda, tenha uma saúde financeira estável para as próximas gestões.

Neste artigo, apresentaremos sete dicas de como alcançar a eficiência econômica em seu condomínio. Confira!

1. Busque corrigir falhas

Muitos gastos adicionais de um condomínio podem acontecer, por exemplo, em razão de falhas internas, como: vazamentos de água ou lâmpadas com mau contato. Assim, realizar um trabalho de busca e correção desses problemas é uma ótima maneira de alcançar uma maior economia no condomínio.

Para que essa ação seja certeira, é importante que os moradores estejam alinhados com a gestão para autorizar a inspeção nos apartamentos. Ainda, é essencial a aplicação de soluções definitivas, que podem demandar um investimento maior, inicialmente, mas que são mais lucrativas a longo prazo.

2. Elaborar um orçamento anual

O objetivo principal de uma gestão de condomínio é garantir que as ações tomadas sejam benéficas para todos, ou seja, vantajosas coletivamente. Para isso, é importante que se crie um planejamento inteligente com o intuito de evitar desperdícios e investimentos equivocados.

O orçamento anual permite que sejam estabelecidos os limites de gastos para situações financeiras ordinárias. Um planejamento bem elaborado inclui todos os gastos sazonais, os custos fixos, as manutenções preventivas e não pode excluir a inflação prevista para o período analisado.

3. Realizar boas pesquisas para contratação de serviços/produtos

Fazer orçamentos para a realização de compras para o condomínio não é legalmente obrigatório, mas, em muitos casos é o síndico que fica como responsável. Dessa forma, a cotação de valores é fundamental para contratações de serviços ou compras que envolvam valores mais altos. 

4. Negociar os preços

Quanto maior o planejamento para arrecadação prévia de valores e fundos de obras, maior será o poder de negociação do condomínio, conseguindo, assim, descontos para pagamentos à vista ou em números menores de parcelas.

5. Corte de gastos desnecessários

Os gastos desnecessários são um dos grandes vilões que oneram as despesas do condomínio, como: fazer uma gestão eficiente dos recursos humanos que atuam no condomínio; buscar alternativas sustentáveis para luz, gás e uso da água; e investir em manutenção preventiva para economizar com reformas e reparos.

6. Evite a inadimplência

A alta taxa de inadimplência e o fluxo de caixa apertado estão entre as principais dificuldades que síndicos e administradoras enfrentam na administração de condomínios. São medidas simples que podem ser adotadas para evitar esses casos e prejuízos ao empreendimento na totalidade.

Além disso, o síndico pode adotar estratégias, por exemplo: contar com o serviço de uma administradora, que forneça uma assessoria jurídica específica para esses tipos de casos.

7. Conte com os serviços de uma administradora de condomínios certificada

Contratar uma empresa para fazer a administração do condomínio é essencial para reduzir atritos naturais entre os moradores e o síndico, zelar pelo bom convívio de todos e ter a certeza de que todos os nichos de um condomínio vão caminhar juntos.

Assim, a iniciativa visa cuidar da parte administrativa, realizar análises financeiras e construir planos de redução de custos pode ser algo bastante complexo. Além disso, ser o representante legal do condomínio demanda obrigações exclusivas.

O Banco Imobiliário está no mercado desde 1992, administrando e prestando serviços, é uma empresa especializada e certificada em sua conduta e nos aspectos profissionais, operacionais e técnicos, que garantem a segurança e a redução de custos sem comprometer a qualidade dos resultados apresentados.

O que achou do conteúdo de hoje sobre economia no condomínio? Conte para a gente nos comentários! E, que tal conferir também o nosso artigo para entender um pouco mais do por que contratar uma imobiliária para administrar seu condomínio

E-social: resumo da live

Perdeu a nossa live sobre o E-Social? Não tem problema! Preparamos um resumo:

A live foi ministrada pela head de Condomínios do BI, Silvana Astarita, e teve a participação da Gerente de RH da Propag, Eduarda Costa. 

Eduarda começou explicando que o E-Social é uma plataforma online do governo que unificou a entrega das obrigações da área trabalhista para as empresas.“Antes as prestações de contas eram feitas em outros prazos e para órgãos distintos. Agora tudo deve ser feito instantaneamente e dentro do E-Social”, explica Eduarda. 

Ou seja, contratações, demissões, folhas de pagamento e outras prestações devem ser sempre atualizadas em tempo real e por meio eletrônico. Por exemplo, se um funcionário está programado para iniciar amanhã, a admissão deve ocorrer no máximo hoje. 

A gerente reforça que o E-Social é obrigatório para todo o condomínio que possui CNPJ, mesmo aqueles que não dispõem de funcionários. Aqueles com funcionários terão que relatar os gastos mensalmente, e os que não tem, farão o envio anualmente. 

Neste sentido, a Silvana reforça que para estar dentro da legislação, os condomínios administrados pelo BI precisam comunicar todas as questões relacionadas ao assunto à administradora. 

Eduarda destaca que uma das vantagens do E-Social é a unificação de todos os dados em um único canal na internet, o que elimina a possibilidade de perda de documentos, dando mais segurança aos condomínios. 

Ela ressalta que ainda é importante guardar todas as documentações físicas, uma vez que, o E-Social ainda está passando por mudanças e novas funções podem ser implementadas. 

Para fazer o E-Social, o principal item que o condomínio necessita é o Certificado Digital Atualizado, a partir dele é possível criar a conta. 

Por fim, Eduarda reforça que o descumprimento de alguma das regras do E-Social pode acarretar em multas que variam de R$400,00 a R$40.000,00.Citando as duas mais comuns, a multa por não informar a admissão de um funcionário dentro do prazo é de R$3.000,00 e a de não enviar uma folha de pagamento é de R$1.800,00. 

Vale lembrar que, todos os condomínios administrados pelo BI, contam com o auxílio da Propag, que é especialista na atuação em condomínios, nas questões trabalhistas. 

Assista o vídeo no Instagram do @bancoimobiliario. 

Perguntas e respostas sobre alugar um imóvel residencial

Alugar o primeiro imóvel residencial é um passo importante. Pode significar ter a sua independência, mas também, mais responsabilidades. Se você está procurando o seu novo lar ou já alugou antes e ainda tem dúvidas, precisa ler este conteúdo. 

Vamos responder as algumas perguntas mais comuns sobre alugar um imóvel residencial. 

1 – Qual o primeiro passo para alugar um imóvel residencial?

O primeiro passo para alugar um imóvel residencial é procurar uma imobiliária de confiança para te auxiliar na busca do imóvel ideal. Nós, do Banco Imobiliário, temos mais de 900 opções de imóveis para alugar. E contamos com uma equipe sempre à sua disposição. 

2 – O que é e quais informações o contrato de aluguel precisa ter?

O contrato de aluguel é o documento que dá ao inquilino o direito legal de morar por tempo determinado no imóvel em questão. Além de descrever quais são os direitos e deveres de cada parte envolvida. 

Quanto às informações, não existe uma regra geral, mas algumas informações básicas são importantes. Por exemplo: 

  • Informações pessoais do inquilino e do locador;
  • Descrição do imóvel;
  • Duração e o valor do aluguel;
  • Explicações sobre quem pagará os encargos, como IPTU, condomínio e etc.

3 – Qual é o prazo mínimo do contrato de locação?

Essa é uma das dúvidas mais comuns dos locatários: qual é o prazo mínimo do contrato de locação? A lei não entende como prazo mínimo este período, mas coloca algumas restrições para o aluguel com tempo inferior a 30 meses (dois anos e meio). Por conta disso, os contratos são realizados com esse prazo.

4 – É possível prorrogar o prazo de locação?

Caso o aluguel chegue ao fim e o inquilino continue no imóvel por mais trinta dias, o proprietário pode concordar com essa situação e deixar o prazo “indeterminado”.

5 – O inquilino pode sair do imóvel antes do fim do contrato?

Sim. O inquilino pode sair do imóvel antes do fim do contrato desde que pague a multa prevista no contrato de locação. Essa multa deverá ser calculada proporcionalmente ao período não cumprido no contrato. (v. Art. 4º e § da Lei 8.245/91) e o aviso de desocupação deve ser dado com 30 dias de antecedência.

6 – Quais juros, impostos e taxas são de obrigação do locatário pagar?

Além do aluguel, pode ser cobrado valor de seguro ou entrada para fechamento do contrato. O condomínio, IPTU, taxas extras em caso de despesas gerais com o condomínio, exceto quando for para cobrir obras, também são de responsabilidade do inquilino.

7 – É permitido reformar o imóvel alugado? 

Sim, desde que a reforma não altere a estrutura da casa e seja autorizada pelo proprietário. Mudanças como pintura e colocação de quadro podem ocorrer sem aviso, mas é importante lembrar que ao entregar, o local deve estar como foi alugado.

8 – Como deve ser feito o pagamento do aluguel do imóvel?

A forma de pagamento do aluguel deve ser acordada entre o inquilino e proprietário no momento da elaboração do contrato. Não existe uma regra específica. 

9 – Quais cuidados tomar ao desocupar o imóvel alugado?

No momento da desocupação, é necessário deixar o imóvel como foi recebido. Além disso, o inquilino deve fazer o pedido de desligamento e consumo final de água e luz, visto que ele é responsável pelos débitos destes valores.

Procurando um imóvel para alugar? Entre em contato que nós te ajudamos!

Lazer e entretenimento no Centro Histórico de Porto Alegre

O Centro Histórico de Porto Alegre é popularmente conhecido por sua cultura e história, como comentamos em nosso último conteúdo, mas o bairro também abriga diversos pontos de lazer e entretenimento. Confira alguns que valem a pena conhecer:

Usina do Gasômetro (fechada para reforma)

O Gasômetro é uma antiga usina brasileira de geração de energia, localizada às margens do Guaíba. Foi aberta à população como Centro Cultural em 1991, com vários espaços, auditórios, salas multiuso, anfiteatros,espaços para exposições, cinema e teatro. No terraço, aprecia-se uma linda vista do pôr do sol no Guaíba.

Cais Embarcadero

O Cais Embarcadero é um complexo que reúne bares e restaurantes, quase ao lado da usina do Gasômetro. O projeto faz parte do Cais Mauá, uma área extensa e que é um dos cartões-postais de Porto Alegre.

O Cais fica bem ao lado da Usina do Gasômetro e encanta a todos com a mesma vista. Ele oferece diversas opções de lazer, com quadras esportivas, restaurantes e food trucks. 

Em outro conteúdo aqui do blog comentamos sobre todas as atrações do Cais Embarcadero. Confira

Orla do Guaíba

A Orla do Guaíba é o ponto mais conhecido do Centro Histórico. Tem diversão para todas as idades: quadras de futebol e vôlei, trecho revitalizado para corrida e caminhada, decks de madeira para descansar, playground e passeio de barco pelo Rio Guaíba. 

Além disso, o local conta com uma ótima iluminação e com muita segurança. Os barzinhos e restaurantes, como o Restaurante 360, que avança para dentro do rio, são mais um diferencial. 

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro fica localizado na Praça Marechal Deodoro e é um dos mais importantes do estado. A estrutura foi inaugurada em  27 de junho de 1858. Com um estilo de construção italiano clássico, encanta por sua beleza e sofisticação. O espaço comporta grandes shows, peças de teatros e apresentações de artistas no geral. 

Praça Marechal Deodoro

A Praça Marechal Deodoro é um espaço ao ar livre, ideal para caminhar e passear com a família. No local, há brinquedos para as crianças e bancos para descanso. 

A praça é bastante conhecida por seu Monumento a Júlio de Castilhos, inaugurado em 25 de janeiro de 1913. A obra tem o intuito de homenagear três momentos da vida do dele: a fase da propaganda republicana, a fase da organização do governo positivista no Estado e a fase posterior à sua retirada do governo.

Praça Júlio Mesquita 

A Praça Júlio Mesquita fica localizada bem em frente a Usina do Gasômetro. É o local ideal para reunir os amigos e tomar um chimarrão, lá tem: um deck de madeira em grande área, uma quadra de futebol com cercamento, academia ao ar livre e um parquinho infantil.

Praça da Alfândega

A Praça da Alfândega é cercada por importantes edificações, algumas delas igualmente históricas e antigas, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Clube do Comércio de Porto Alegre.

Lá também ocorre a famosa Feira do Livro de Porto Alegre, que atrai milhares de visitantes. 

E, durante o dia, é um ponto comercial de artesanatos.

Praça Brigadeiro Sampaio

A Praça Brigadeiro Sampaio fica na R. Gen. Portinho e é considerada uma das praças mais antigas da cidade. No local há um monumento de homenagem a Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

O espaço também oferece um playground para as crianças e bancos para descanso. 

Padaria Café & Confeitaria Andradas

E depois da diversão com a família, nada melhor do que tomar aquele delicioso café. A nossa sugestão de local é a Padaria Café & Confeitaria Andradas, lá tem diversas opções de lanches e cafés que, com certeza, agradarão a todos. Além disso, o pastel é incrível, vale a pena experimentar. 

O Centro Histórico é realmente encantador, não é? 

Gostaria de morar neste bairro? Então, venha conferir as opções de imóveis para alugar na região: https://bit.ly/3u0LifZ