Portal de Notícias

Aqui, você encontra conteúdo de qualidade, para manter-se informado sobre todos os aspectos da vida condominial.

Encontre o seu imóvel

  • Imóveis à Venda
  • Imóveis para Locação

Se você está procurando por um imóvel em uma ótima localização, aqui é o seu lugar! 

Neste post, vamos falar sobre o Centro Histórico de Porto Alegre: uma das áreas mais antigas da cidade, marcada por prédios do século passado e pelo charme inesquecível, conferido pela mescla do passado e do presente. O Centro Histórico da capital gaúcha é a opção de muitos, que valorizam a proximidade com a arquitetura da época passada e as facilidades da era moderna, pois encontram tudo na porta de casa, deslocando-se a pé nas voltas do dia-a-dia. 

Está pensando em adquirir o primeiro imóvel? Quer conhecer um pouco mais sobre a região? Quer saber quais são os principais empreendimentos, restaurantes, lugares famosos e de relevância? Vamos apresentar a maioria destes pontos, para que você possa visualizar um pouco do Centro Histórico, através de um clique. 

1.Centro Histórico de Porto Alegre

O Centro Histórico tem uma grande importância para Porto Alegre, já que foi ali, no século XVIII, que a cidade iniciou. Boa parte da arquitetura da época foi preservada e é possível realizar uma verdadeira viagem no tempo, percorrendo as ruas do bairro. O Centro Histórico possui, inclusive, o status de cartão-postal da capital e recebe visitantes ao longo de todo o ano. 

No Centro Histórico de Porto Alegre, você encontra todas as praticidades possíveis, ou seja, você está perto de tudo o que precisa: farmácias, restaurantes, escolas e espaços públicos. 

Em meio aos imensos edifícios e prédios corporativos, é possível encontrar belas áreas residenciais. 

 

2.Potencial imobiliário

 

O Centro Histórico de Porto Alegre possui um grande potencial para compra, venda e locação de imóveis. As razões principais são a ótima localização - está situado próximo aos bairros Cidade Baixa, Farroupilha, Bom Fim, Independência, Floresta e Praia de Belas; o fator histórico e, também, por ter uma grande quantidade de espaços residenciais para jovens casais, pessoas solteiras e estudantes. Além disso, os que não abrem mão de morar em construções mais antigas e sólidas, com peças amplas, conferindo seu toque pessoal, encontram ótimas opções, inclusive com vista para o Guaíba, desfrutando do belo por-do-sol.

A revitalização da orla do Guaíba contribuiu muito para a valorização da região.

3.Principais locais do Centro Histórico

 

Uma das vantagens desta região da cidade é a acessibilidade a empreendimentos, gastronomia, espaços para lazer e muito mais. Para pessoas solteiras e para famílias, as opções são muitas. Elencamos os principais pontos que estão localizados no Centro Histórico:

 

3.1 Praça da Matriz

 

Onde fica a Catedral Metropolitana, está entre os lugares onde a arquitetura das construções chama a atenção. A praça da Matriz sempre foi palco de fatos marcantes da cidade desde sua fundação, tornando-se centro cívico, cultural e religioso do povo gaúcho. Ali, também, ao seu redor são encontrados prédios históricos como o Museu e o monumento do Júlio de Castilhos, o Teatro São Pedro, o Solar dos Câmaras, o Palácio Piratini que é a atual sede do Poder Executivo do estado, e a Assembléia Legislativa.

 

A história da Catedral é antiga, os primeiros registros são de que ali ergueu-se uma uma modesta capela em março de 1753 e ao longo das décadas foi sofrendo muitas  transformações. Só na década de 1920 que se iniciou a remodelagem da Catedral como nós conhecemos hoje. O projeto feito pelo arquiteto italiano João Battista Giovenale. 

 

Proposto em estilo renascentista, o projeto emprega as antigas ordens e formas clássicas da arquitetura romana. A posição privilegiada do local onde foi edificada a Catedral sugeriu a Giovenale a ideia de dar à cúpula um volume excepcional para que pudesse chamar a atenção e que fosse vista de pontos longínquos.

 

3.2 Mercado Público

 

Em 1844 a cidade ganhava um mercado de comércio central, com uma planta retangular em alvenaria de tijolos e com um portão de ferro. Assim começa a história do famoso mercado público de Porto Alegre. Hoje em dia, conta com mais de 110 pontos comerciais como: Açougues, peixarias e frutos do mar, restaurantes de cozinhas variadas. Entre eles, Gambrinus, Naval, banca 40, Banco do Holandês, lancherias, pastelaria, padarias, fruteiras, lojas de alimentos para animais, de sementes e mudas de plantas, artesanato regional, bomboniere, lotéricas, bancas de revistas e jornais, loja de peixes ornamentais e produtos para aquários, produtos antigos, importados, cafeterias, barbearia, livraria.. O mercado é um ponto turístico do centro histórico e fica localizado muito próximo do prédio da Prefeitura. 

 

3.3 Rua dos Andradas ou Rua da Praia

 

Passear por ali, é como andar em um shopping a céu aberto. Isso, em razão das muitas opções comerciais que o lugar proporciona. É uma área lendária pois foi justamente o primeiro logradouro público a ser aberto na cidade no ano de 1752. Ali, os colonizadores açorianos construíram suas primeiras casas e surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais. No passado, era chamada de "Rua da Praia", uma vez que ainda não se tinha aterros, então as águas do Guaíba chegavam perto até quase as calçadas. Nesta rua, encontra-se o shopping Rua da Praia, com três pisos, onde distribuem-se lojas variadas e diversas opções de gastronomia.

 

Na mesma área, e também ponto histórico do bairro, temos a Praça da Alfândega. Na época em que a Praça foi inaugurada, em 1856, ela fazia parte de todo um conjunto que compunha a porta de entrada da cidade. O local era a principal via de acesso para mercadorias e viajantes que chegavam pelo rio. A praça herdou o nome do antigo prédio da alfândega, que assim como o antigo porto, já não existem mais.

 

3.4 Casa de Cultura Mário Quintana

 

Espaço de cultura muito conhecido. O espaço abriga bibliotecas, discoteca, salas de cinema e teatro — além de oficinas e demais atividades. A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic. O Hotel que foi construído em 1918, transformou-se em um marco histórico no desenvolvimento e modernização de Porto Alegre, com uma localização privilegiada, quase às margens do Guaíba que, na época, ia até onde atualmente é a Av.Mauá. Um trapiche trazia diretamente os hóspedes ao Hotel. Recebia hóspedes importantes na época e foi referência nas décadas de 30 e 40. Foi lar do poeta Mário Quintana por muitos anos, inclusive seu antigo quarto permanece preservado até hoje e pode ser visitado. Um dos locais mais frequentados é o Café Santo de Casa, que oferece opções de happy hour, café da tarde e almoço. É uma boa pedida para um final da tarde no embalo dos shows de música ao vivo. Os visitantes podem apreciar o famoso pôr-do-sol do Guaíba. 

 

3.5 Café do Duque

 

Está localizado na Rua Duque de Caxias. Local charmoso, ideal para um bate-papo de final da tarde com os amigos. Cozinha contemporânea, com café, almoço e Brunch. Pertinho da Catedral Metropolitana. 

 

3.6 Gasômetro e Cais do Porto 

 

Outra área histórica do Bairro é onde funcionava uma antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928 e hoje desativada. Virou um patrimônio da cidade, palco de atividades culturais.

A revitalização da orla do Guaíba que ganhou o nome de Orla Moacyr Scliar, contemplou muitos espaços para lazer:  Locais para caminhadas, quadras esportivas, pistas para diversas modalidades, ciclovia, bares, restaurantes e ponto de saída de passeios como o clássico Barco Cisne Branco - um ícone de Porto Alegre, o barco é referência no turismo fluvial, náutico, entretenimento e lazer flutuante da capital. 

 

O Restaurante 360 é uma das principais atrações gastronômicas do local - é um espaço panorâmico sobre as águas do Guaíba que conta com um ambiente diferenciado e reúne muitos clientes principalmente nos finais de tarde. 

 

Está se formando uma área completa com muitas opções de lazer para finais de tarde, finais de semana e dia a dia. Assim como o orla do Guaíba próxima ao Gasômetro, o Cais Mauá será revitalizado e vai contar com ambientes culturais, de lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. O conceito é inspirado em docas de diferentes partes do mundo, como Barcelona, Lisboa, Gênova e Brooklyn (Nova York). Essa revitalização vai movimentar significativamente o mercado imobiliário da região.  

E aí, ficou surpreso? Imaginou-se morando nesta região da cidade?

Visite o site do http://www.bancoimobiliario.net/ e conheça os imóveis disponíveis para locação no Centro Histórico. Queremos te ajudar a realizar o sonho da casa própria no melhor lugar. Estamos esperando por você!