Portal de Notícias

Aqui, você encontra conteúdo de qualidade, para manter-se informado sobre todos os aspectos da vida condominial.

Encontre o seu imóvel

  • Imóveis à Venda
  • Imóveis para Locação

Guia de Bairros: Conheça o 4° Distrito

Você já conhece o 4º Distrito em Porto Alegre? Ainda não? Fique tranquilo! No post de hoje, vamos apresentar a localização do 4º Distrito, falar sobre a importância histórica para a construção da capital gaúcha e, também, indicar alguns dos locais mais interessantes para visitação. Para você, que está interessado em conhecer o local, acompanhe o nosso blog e saiba mais sobre essa região histórica de Porto Alegre.

1. Localização do 4º Distrito

O 4º Distrito une os bairros porto-alegrenses Floresta, Navegantes, Farrapos, São Geraldo e Humaitá. Está localizado perto do Centro Histórico, passando ao lado da área Moinhos de Vento e indo até o noroeste da cidade, próximo à Arena do Grêmio. O 4º Distrito também faz limite com o Rio Gravataí e delta do Jacuí, que desaguam no Lago Guaíba. Muitas áreas do 4º Distrito foram aterros. Um exemplo clássico é a Avenida Voluntários da Pátria que, em tempos antigos, ficava à beira do rio.

2. Área histórica de Porto Alegre

Estar sempre em movimento e em constante transformação são as características mais marcantes do 4º Distrito. É uma região histórica de Porto Alegre e reúne grande atividade social e industrial da capital gaúcha.

O 4º Distrito possuía uma linha férrea no passado que ligava Porto Alegre com outras regiões do Estado. A localização da área garantia facilidade para deslocamento e transporte de matéria- prima para produção. Sendo assim, ali desenvolveu-se um grande polo industrial, principalmente na Avenida Voluntários da Pátria, que em pouco tempo reuniu muita pessoas, para morar e ter seus estabelecimentos comerciais. Durante um longo período, foi a principal região industrial da cidade, com fábricas e marcas renomadas. Por volta da década de 70, muitas dessas empresas acabaram se instalando em outros bairros e áreas da região Metropolitana, diminuindo o interesse e a notoriedade do 4º Distrito.  

Atualmente, muitos empreendedores estão instalando seus negócios no 4º Distrito. O local também recebe incentivo tributário da prefeitura de Porto Alegre e tem potencial para crescer muito mais. Percebe-se, no 4º Distrito, a preocupação dos governantes em fazer com que esse crescimento não seja desordenado. 

Você sabia que no 4º Distrito de Porto Alegre existe muita coisa bacana para fazer? 

3. O que fazer no 4º Distrito

Separamos quatro atividades para serem realizadas e alguns locais a serem visitados no 4º Distrito. Não tem como conhecer a área sem passar por eles. 

3.1 Vila Flores

O Complexo Arquitetônico Vila Flores, localizado na Rua São Carlos, n.º 753, é uma das principais iniciativas inovadoras e colaborativas de Porto Alegre. Ele abriga uma associação que promove atividades sociais e culturais e também empreendimentos criativos de diversas áreas. 

3.2 Lazer e Gastronomia

Você já pensou em passear pelo 4º Distrito? Saiba que a área oferece opções de programas nos finais de semanas e feriados. Você pode levar a família ou os amigos e ter um ótimo momento. Entre os principais programas está assistir a um jogo do Grêmio, em sua maravilhosa arena e almoçar em uma das ótimas churrascarias e galeterias do bairro São Geraldo. É importante registrar que a região é um polo gastronômico, reunindo os melhores restaurantes e churrascarias de Porto Alegre.

Se você não é fã de futebol, pode percorrer a Gonçalo de Carvalho, a “rua mais bonita do mundo”, que fica no bairro Floresta.

3.3 Zispoa

Zispoa é a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre. É um movimento independente que pretende transformar a capital gaúcha em um dos lugares mais inovadores e sustentáveis da América Latina. Ela engloba startups e projetos criativos em alguns bairros da capital, entre eles o Floresta. 

3.4 Cervejas artesanais

Se você gosta de uma boa cerveja, o seu lugar é o bairro São Geraldo. A Distrito Brewpub, localizada na Avenida Amazonas n.º 835, oferece cervejas produzidas de forma colaborativa. Já a 4Beer, na Avenida Polônia n.º 200, você encontra 34 torneiras de chopp com os mais diversos estilos. Essas e muitas outras cervejarias locais fazem da área um verdadeiro Distrito cervejeiro na cidade. Vale conferir!


4. Potencial de Mercado
Uma das referências locais é o DC Navegantes - um shopping estruturado ao céu aberto, que reúne uma gama de atrações gastronômicas e lojas de mais variados estilos. Vale ressaltar que está em curso uma revitalização corporativa da região, que tem resgatado o grande potencial de crescimento na área empresarial.Também, vem ocorrendo a transformação da área industrial e de depósitos em área área residencial, aproveitando a proximidade do Lago Guaíba, que possibilita vista panorâmica. Construtoras estão investindo nesses empreendimentos residenciais. Uma série de empreendedores estão seguindo uma iniciativa de abrir negócio nessa região, com o mesmo intuito de aproveitar o potencial econômico. Atualmente, novos empreendimentos se caracterizam por um ideal coletivo. Galpões de velhas fábricas são facilmente adaptados em ambientes capazes de reunir empresas diversas sob o mesmo teto, que compartilham o espaço e equipamentos. Assim, transforma-se e resgata-se, a cada dia, uma área importantíssima de Porto Alegre. Projetos existentes objetivam retomar o papel histórico da Rua Voluntários da Pátria, que se perdeu no tempo.

E então, você gostou do 4º Distrito de Porto Alegre? Entre no site do Banco Imobiliário e confira os imóveis para morar ou para trabalhar disponíveis nesta região!