Portal de Notícias

Aqui, você encontra conteúdo de qualidade, para manter-se informado sobre todos os aspectos da vida condominial.

Encontre o seu imóvel

  • Imóveis à Venda
  • Imóveis para Locação

Com o seu roteiro de bairros, o Banco Imobiliário está apresentando as particularidades e encantos das diferentes regiões de Porto Alegre. Hoje, nossa segunda parada é uma das zonas mais nobres da cidade, privilegiada pela farta estrutura de lazer e serviços e pela localização estratégica: o bairro Moinhos de Vento.

 

Em meio ao ritmo acelerado da região central de Porto Alegre, o Moinhos de Vento é quase um oásis de qualidade de vida, com suas ruas planas e tranquilas, arborização intensa, comércio variado e fácil acesso a outras regiões da cidade. A área concentra espaços tradicionais da capital gaúcha e concilia harmoniosamente pequenos empreendimentos de bairro e estabelecimentos de padrão internacional. O que todas essas opções têm em comum? O toque de sofisticação e a qualidade garantida dos produtos e serviços.

 

História

 

A história do Moinhos de Vento começa ainda no século XVIII, época da chegada dos povos açorianos a Porto Alegre. Os imigrantes trabalhavam no plantio e na moagem de trigo e, até meados de 1835, implementaram o uso de moinhos de vento na capital gaúcha.

 

No começo do século seguinte, em função da proximidade do bairro com o centro de Porto Alegre, onde a cidade começou, houve a abertura da linha de bondes Independência posteriormente, substituídos pela tecnologia de tração elétrica. O avanço da mobilidade na região foi um marco importante do desenvolvimento da área, pois aumentou ainda mais a circulação por ali. Na época, a Avenida 24 de Outubro, via de referência do bairro desde os seus primórdios, chamava-se Rua Moinhos de Vento.


Ainda no início do século XX, a construção da Hidráulica Moinhos de Vento, hoje conhecida como Praça do DMAE, também impulsionou o desenvolvimento do bairro a partir da abertura de várias ruas nas proximidades. Até hoje, os antigos prédios administrativos da Hidráulica e o paisagismo da praça chamam a atenção de quem passa nos arredores, e convidam os pedestres a caminhadas e piqueniques ao ar livre. Mais tarde, na década de 1960, foi fundado o Parque Moinhos de Vento o tradicional Parcão, um dos principais pontos de lazer da região e da cidade de Porto Alegre.

 

Atrações do bairro

 

Embora o Parcão e a Praça do DMAE sejam opções populares entre quem busca espaços abertos, agradáveis e arborizados, eles estão longe de ser os únicos atrativos do Moinhos de Vento. Um passeio despretensioso pelas ruas do bairro é suficiente para sentir-se mais conectado com a natureza, além de ser um mergulho na arquitetura, história, tradição e gastronomia de Porto Alegre.

 

As ruas planas, repletas de belas mansões antigas hoje transformadas em boutiques, cafés e restaurantes trazem a certeza de encontrar lugares charmosos e sofisticados para explorar pelo caminho. O roteiro gastronômico também tem opções para os mais variados paladares, preferências e restrições. Para almoços de domingo, happy hours com amigos ou jantares românticos, dos “naturebas” aos mais convencionais, o Moinhos de Vento é versátil nesse sentido.

 


Comece a visita pela Praça Mauricio Cardoso, ponto central do bairro, que tem em seus arredores atrações como o Shopping Moinhos de Vento, com variadas opções de gastronomia e lazer; o Hotel Sheraton Porto Alegre, principal hospedagem de celebridades que passam pela cidade; a cervejaria Perro Libre, presente apenas no Moinhos e no bairro de Pinheiros, em São Paulo; e a Vineria, ambiente perfeito para degustar vinhos na aconchegante área interna no inverno, ou no amplo e arejado pátio nos dias mais quentes.

 

Em outras vias importantes da região, a variedade de opções continua. Na Hilário Ribeiro, fica o badalado Urban Farmcy, rico em opções naturais e saudáveis, seguindo o conceito de hyper-local food, com ingredientes produzidos regionalmente. Na mesma rua, uma opção mais tradicional, mas sem perder a autenticidade: a carniceria e bar 20barra9 conta com um cardápio de hambúrgueres, espetos e cervejas artesanais. Já na Padre Chagas, uma das mais famosas do bairro, situa-se o Café do Porto, que oferece desde 1995 refeições, cafés, arte e música ao vivo numa antiga casinha de pedra.

 

Chegando à Rua Fernando Gomes, conhecida como Calçada da Fama, o Constantino Café dispõe de um espaço aconchegante com um menu apetitoso de comida contemporânea. A Rua Dinarte Ribeiro é morada de um dos melhores restaurantes japoneses de Porto Alegre, o Daimu, que de quebra fica instalado em uma antiga mansão tombada, patrimônio histórico da cidade. Seguindo para a charmosa Rua Comendador Caminha, os destaques são a pizzaria Bazkaria e o bar e karaokê Sofia.

 

Agora você está pronto para lançar outro olhar sobre o Moinhos de Vento!

 

Este foi o segundo texto da série do Banco Imobiliário sobre os bairros de Porto Alegre. Acessando nosso site e redes sociais, você pode conferir oportunidades para morar ou trabalhar, e garantir assistência com singularidade na sua busca por imóveis.

O próximo bairro abordado será Higienópolis. Até lá!