Portal de Notícias

Aqui, você encontra conteúdo de qualidade, para manter-se informado sobre todos os aspectos da vida condominial.

Encontre o seu imóvel

  • Imóveis à Venda
  • Imóveis para Locação

Juntos, os bairros Farrapos, Floresta, Humaitá, Navegantes e São Geraldo compõe a região denominada como 4º Distrito de Porto Alegre. A área faz parte da história cultural e econômica da capital, por conta das antigas indústrias que movimentavam a atividade social e industrial da cidade em meados de 1900 até os anos 70.

Cerca de meio século depois, a região volta a chamar a atenção da Prefeitura, das universidades e de investidores, que perceberam o grande potencial de crescimento e transformação da área. Frederico Renner Mentz, sócio fundador da AnLab, traz esse como o melhor momento do  4º Distrito, que passa por um processo de revitalização conduzido pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e pelo Inovapoa.

Através do projeto Pacto Alegre, empresas de base tecnológica, inovadoras e de economia criativa situadas nos cinco bairros da região receberão isenção do imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) durante cinco anos, benefício cedido pela prefeitura, que também oferece a oportunidade de isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), para quem for adquirir um terreno na região. 

Frederico demonstra que já é possível perceber os sinais de que o 4º Distrito está voltando a ser o que foi no passado, polo do desenvolvimento comercial e também um espaço de grande procura para residir. A presença de estabelecimentos comerciais, o fácil acesso a rodovias e a rodoviária e a vida noturna do local trazem movimento e um novo olhar por parte da população. Frederico lembra que outros grandes centros já passaram por transformações semelhantes, em que uma região aparentemente desvalorizada ganha um novo conceito.

O sócio-fundador da AnLab compara o processo de revitalização da região com a iniciativa realizada no famoso bairro Brooklyn, em Nova York (EUA), que atrai turistas e é encarado como foco de arte, música e diversão. Para ele, o projeto do Instituto Caldeira, que ficará onde, no passado, já foi um prédio de caldeiras e, posteriormente, fábrica da cervejaria Dado Bier, se assemelha a entidade associativa ACATE, em operação em Florianópolis atualmente em um ambiente totalmente revitalizado, onde anteriormente ficava um galpão abandonado.

O 4º Distrito é um emaranhado de oportunidades, e, para saber mais sobre o local, é possível acompanhar a entrevista completa com o Frederico, que investe e aposta na região, no link abaixo:


https://youtu.be/4qqa3JUjSm8